Cleber Teixeira

O poeta, tipógrafo e editor Cleber Teixeira nasceu em 20 de setembro de 1938 em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro. Seu encantamento pela leitura e pelos livros manifestado desde a infância, encaminhou sua formação para as àreas de letras e das artes visuais. Na Escola de Belas Artes, conviveu com a efervescência cultural do Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e 70. Trabalhou no Instituto Nacional do Livro de 1968 a 1974, foi revisor da Editora Civilização Brasileira em 1974 e na Editora Bloch de 1974 a 1977.

Em paralelo com as atividades profissionais e com a poesia, criou a Editora Noa Noa, produzindo manualmente seu primeiro título em 1965. Em 1966 conseguiu adquirir uma máquina impressora movida a pedal, da mesma marca utilizada também por Virginia Woolf, viabilizando a edição de livros compostos e impressos em tipografia com tipos móveis. Em 1977 transferiu-se para Florianópolis, dedicando-se integralmente à Noa Noa.

Editou livros de autores consagrados na literatura nacional e estrangeira, novos escritores que procurou divulgar e sua própria produção literária, somando cerca de 70 títulos, além de cartazes e impressos de pequeno formato, como calendários, plaquetes e cartões de arte. Em toda essa produção procurou reunir a qualidade da obra literária a um projeto gráfico de simplicidade sofisticada, com composições tipográficas tradicionais.

 

 

Ao longo dos anos constituiu uma biblioteca com cerca de oito mil volumes, abrangendo diversas temáticas, com ênfase em Artes Visuais, Livros sobre Livros e Literatura, utilizada por estudantes e pesquisadores que o procuravam. Promoveu e apoiou juntamente com outros intelectuais, eventos que contribuíram para a movimentação cultural em Florianópolis, sendo homenageado com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, oferecida pelo Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina em 2011 e pelo Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis em 2012.

Cleber Teixeira faleceu em 2013. Sua trajetória tem sido tema de diversas publicações, pesquisas acadêmicas e homenagens.